quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PROJOVEM TRABALHADOR

Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda são os principais objetivos do Projovem Trabalhador. Podem participar do Programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo. 

O Projovem Trabalhador unificou as ações: Consórcio Social da Juventude, Empreendedorismo Juvenil, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Os participantes receberão bolsa auxílio no valor de R$ 100,00, e em até seis parcelas, mediante comprovação de 75% de frequência ás aulas. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional. 

O Programa será desenvolvido em parceria com Municípios e Governos de Estados, no caso do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, e Sociedade Civil e Iniciativa Privada, no caso dos Consórcios Sociais da Juventude. O objetivo da ação de qualificação é estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social, bem como promover a visão empreendedora, com posterior inserção no mercado de trabalho de 30% dos jovens qualificados. 

Atualmente está vigente somente a ação Juventude Cidadã que visa à parceria com Prefeituras Municipais (acima de 20 mil habitantes), Governos Estaduais e Distrito Federal.


PROJOVEM TRABALHADOR GUARAPARI

O serviço objetiva promover o protagonismo dos jovens com o desenvolvimento de suas aptidões, promovendo sua autonomia por meio de atividades em grupo com orientação social sobre participação cidadã, convivência social e o mundo do trabalho, contanto com oficinas esportivas e culturais.
http://www.guarapari.es.gov.br/v3/index.php/noticias-setac/2201-ainda-ha-vagas-para-o-projovem-trabalhador.html


EQUIPE PROJOVEM – GUARAPARI/ES – CAIC


ASPECTOS SOCIAIS APONTADOS PELOS ALUNOS
MÓDULO: ESPORTE E LAZER

ALUNOS E AUTORES DOS TEXTOS APRESENTADOS
PROJOVEM – GUARAPARI/ES – CAIC

ÉTICA E CIDADANIA:

Todos conhecemos, mas não é fácil responder o significado quando alguém nos pergunta. Então, o que seria ética? – No meu ponto de vista, ética é procurar vivem em harmonia e com bom senso em tudo que se faz, exigir os meus direitos, cumprir os meus deveres e o mais importante: respeitar o próximo”.

Camila Gomes de Souza
Projovem – Guarapari/CAIC

Ética serve para que haja equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém seja prejudicado.
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive”.

Suelen Queiroz Gonçalves
Projovem – Guarapari/CAIC


ALUNOS E AUTORES DOS TEXTOS APRESENTADOS
PROJOVEM – GUARAPARI/ES – CAIC

NOÇÕES SOBRE DIREITO DO TRABALHO

Os trabalhadores tem direitos e deveres, assim como o empregador.
Temos que saber fazer por onde, para receber os nossos direitos.
Somos trabalhadores e não escravos. Queremos salários que deem para comprar o necessário, pois, a cada dia a inflação aumenta o preço dos produtos. Os impostos também sobem e o salário sempre defasado.
Precisa haver harmonia entre o empregado e o empregador para vivermos em equilíbrio” .

Jean Henrique
Projovem – Guarapari/CAIC

“Trata-se dos direitos que nós humanos temos em nosso trabalho, tais como: férias, décimo-terceiro, salário, dignidade e entre outros benefícios. Pois, hoje em dia muitas pessoas não tem a noção da quantidade de direitos que o trabalhador tem e muitas vezes ficam no prejuízo por desconhecerem os seus direitos”.

Suelen Queiroz Gonçalves
Projovem – Guarapari/CAIC

Quando encaminhado para o mercado de trabalho o menor tem a oportunidade de aprender uma profissão durante o período escolar na condição de menos aprendiz. Isso facilita a escolha de um curso para ingressar em uma Universidade”.

Camila Gomes de Souza
Projovem – Guarapari/CAIC

“Trabalho da criança e do adolescente:
Bom, no meu ponto de vista o adolescente não é proibido de trabalhar, pois, o trabalha para esse adolescente vai ajudar ele a desenvolver a sua capacidade e responsabilidade.
Esse adolescente na condição de aprendiz estuda e trabalha mediante orientação adequada para o aprendizado de uma profissão.
O adolescente fora da condição de aprendiz que não estuda e não tem um profissional que o oriente adequadamente não deve trabalhar, pois o estudo está em primeiro lugar”.

Bruna da Penha Benedito
Projovem – Guarapari/CAIC

“Todos temos direitos em relação ao trabalho. Temos direito à remuneração justa, carga horária, descanso semanal etc. Esses direitos são requisitos da relação de emprego, onde ocorre o vínculo empregatício.
O empregado deverá ter sua carteira de trabalho (CTPS), assinada em um prazo de 48 horas após a sua contratação, firmando assim, os seus direitos, deveres e obrigações para com a empresa que o contratar.
Ainda há muita discriminação no mercado de trabalho, onde os direitos trabalhistas são violados, por exemplo: a mulher sofre desigualdade de tratamento e muitas vezes possui salário diferenciado quando comparado ao salário do homem. Mas este quadro está sendo revertido, porque uma grande parte da população faz valer seus direitos como cidadão trabalhador.
Temos que atentar também sobre o menor aprendiz, que por ocorrem muitas vezes sofre trabalho “escravo”, com uma carga horária excessiva atrapalhando assim os seus estudos. Sua carga horária não poderá passar de 6 horas/dia, tendo o menor aprendiz o limite de idade de 14 anos.
A CLT é a Consolidação das Leis Trabalhistas, onde foi reunido em um só documento toda legislação trabalhista para uma consulta fácil aos nossos direitos. Na CLT e na Constituição você encontra todos os direitos para se manter sempre informado.

Mayara Teixeira
Projovem – Guarapari/CAIC

“Os direitos valem para todos independente de qualquer característica racial, étnica, cultural, econômica etc.
Lutar por nossos direitos é um dever nosso. É o mesmo que lutar por nossa dignidade.
Nenhum ser humano precisa estar sujeito à humilhação e sofrer assédio moral no seu local de trabalho, ou em qualquer outro lugar. É necessário que os trabalhadores conheçam os seus direitos para lutar por eles.
Muitas pessoas se submetem a humilhações e assédios porque não conhecem os seus direitos, mas existem leis que as defendem e elas precisam ser colocadas em prática”.

Bianca de Oliveira Conceição
Projovem – Guarapari/CAIC

ALUNOS E AUTORES DOS TEXTOS APRESENTADOS
PROJOVEM – GUARAPARI/ES – CAIC

MEIO AMBIENTE

Meio ambiente está relacionado a tudo que cerca e influencia os seres vivos e as coisas em geral. É todo o espaço que contém os elementos da natureza”.

Camila Gomes de Souza
Projovem – Guarapari/CAIC

“Bom, trata-se de todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra devidamente equilibrada”.

Suelen Queiroz Gonçalves
Projovem – Guarapari/CAIC


Alunos e instrutor em um momento de harmonia, 
sinergia e integração. 

domingo, 26 de outubro de 2014

REDENÇÃO


REDENÇÃO

Fico aqui
Desapegando das minhas escolhas
Esperando e colhendo
Produzindo e sendo otimista

Fico aqui
A pensar em ti como um sonho bom
Um amor puro e sincero
Vivenciado em meu coração

Fico aqui
Me torturando em pensamentos
Que me levam para longe de mim
Que insistem em me derrubar

Fico aqui
Estarrecida com a malevolência
Com a falta de respeito
E tenho dificuldades em aceitar

Fico aqui
Elevando os pensamentos
Amando, descobrindo
E desbravando novas conquistas

Fico aqui
Nesta dualidade constante
Num fluxo frenético
Na busca incessante de ser Feliz!


Por: Lucileyma Carazza

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Devagarinho Sussurro


Devagarinho Sussurro
Publicado em 23/10/2014 por Paula Jácome

Estamos mais preocupados em ser vistos do que em ver. Em ser ouvidos do que em ouvir. Em ser curtidos do que em curtir, relaxar, nos divertir. E penso nisso… Nos efeitos disso. Desse viver pra fora, sem mim. Com a atenção nas expectativas dos outros.

Estamos o tempo todo correndo, atropelando, nos atropelando. Passando por tudo, sem ver nada. Seguindo pegadas, copiando opiniões, sem realmente nos perguntar. Correndo atrás de admirações vazias, que não enchem a alma. Seguimos como zumbis sem coração pulsante. Andamos solitários atrás de reconhecimentos de sermos melhores, maiores, sem encontrar ninguém. Sem encontrar conosco. Sem ser capaz de perceber ao menos o que queremos, nesse desespero de pertencer, nos perdemos.

Não observamos as belezas de agora à nossa volta, não conseguimos, muitas vezes perceber como nos sentimos diante do que ou de quem está à nossa frente. Ou nos perguntamos para que agimos assim ou assado. Para que queremos isso ou aquilo.  Apenas engolimos o que nos é apresentado e reagimos.

Não reconhecemos o que é essencial pra nós. Não vemos a beleza da vida lenta, que percebe a delicadeza do olhar, a maravilha do parar. Temos que correr atrás da pressa que nos tira a gentileza. Não é permitido parar, temos que chegar à algum lugar. Mas onde? E para quê? Para finalmente poder descansar? Quando a vida acabar ou eu não tiver mais forças pra experimentar? Aí, finalmente, vou viver? Será que vale à pena? Passar a vida sem alma, sem olhar pra nada além da pressa? Para ao final, só ao final, desfrutar?

Ver ao invés de querer ser visto. Ouvir mais que ser ouvido… Refletir e sentir sobre o que ou quem está ao meu lado. Sobre o que quero, o que gosto, o que preciso, essencialmente. Amar mais! Muito mais que querer ser amado!
Gosto de escrever à mão, gosto do sussurro da minha caneta do papel. Gosto de parar pra ouvir a risada das crianças na sala. Gosto do canto da cigarra, da cor da parede do meu quarto, de ver os passarinhos alimentando os filhotes no ninho. Ando devagarinho que até incomodo quem repara. Gosto de sentir o cheiro do que vou comer. De olhar no olho das conversas. Da fumaça do café. Da luz da floresta entrando pela janela do meu quarto. Da gata me acordar de madrugada, de tentar ver o infinito… Dentro e fora. Sou lenta e paro pra perceber a profundidade das almas. Com muito prazer…


http://chaentreamigas.com.br/?p=7016

POMBA BRANCA


POMBA BRANCA

Às vezes me pego a pensar,
Mais 100% das vezes estou a sentir.
Todos os segundos são movidos por sentimentos,
Emoções e vivencias...
Oscilo entre os polos:
Do negativismo e do otimismo;
E está tudo bem assim,
Desde que: esta energia continue em movimento
E não se estagne mais.
Ando sem assunto, não sem inspiração,
Estou como um copo vazio!
O silêncio acompanha,
A benevolência age,
O Universo conspira,
A maresia conforta,
O único barulho advém do mar
Como um sussurro que alivia e pacifica...
Com os sentidos apurados
Estou sendo lapidada.
Vozes internas orientam com clareza,
Finalmente me entrego e confio.
Ainda apegada a sentimentos do passado,
Que aos poucos se distanciam...
É como se eles não me perturbassem mais,
Eles existem e simplesmente os deixo lá.
O passado é apenas um suspiro que alivia
E o presente uma glória contagiante.
Mudanças ocorrem quando almejamos plenitude,
Serenidade e paz de espírito.
Não é um caminho curto e fácil,
Dói muito e todos os dias surgem novas provações...
Todos os dias solto um sorriso, agradeço
E reverencio todas as oportunidades.
Sou forte o suficiente para me entregar
Ao desconforto deste caminho...
E assim, o copo vai enchendo aos poucos...


Por: Lucileyma Carazza

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SER PIRA



SER PIRA
Publicado em 09/10/2014 por Paula Jácome

Eu estava pensando na vida e minha cachorra começou a latir. Fiquei irritada, mas antes de gritar com ela e mandá-la parar, percebi que a irritação estava em mim, não no latido.

Somos vazios. Nascemos vazios. Quando bebês, não temos programação nenhuma. Nossos pais, depois o mundo ao redor, nos enchem de crenças, as que receberam dos que vieram antes deles. Sentimos a forma como agem. Percebemos os valores que são importantes pra eles e começamos a reagir a essas crenças e ideias e sentimentos que estão a nossa volta. E, à partir disso, dessas crenças e ideias, começamos a perceber o mundo. Através das nossas referencias.

E somos prisioneiros disso. Ficamos presos só à isso. A essa forma de ver as coisas. Entendemos que é assim que as coisas funcionam. E criamos a realidade a partir dos nossos condicionamentos.

É difícil sair disso. É difícil olhar pra realidade sem imaginar nada. Pois foi assim que aprendemos a nos defender e reagir quando crianças. E, é ISSO que acreditamos que somos.

Pensamos que somos o que cremos. Que somos a nossa história. E essa é a nossa maior prisão. É isso que nos toma a liberdade. Estamos o tempo todo comparando o que vemos com o que imaginamos, estamos o tempo todo concordando, discordando de alguma coisa. Entendendo que algo é bom ou ruim, bonito ou feio, certo ou errado e deixamos de ser em função disso. De apreciar o que acontece, de sentir.

É que antes de fazer contato real com quem ou o que está à nossa volta, julgamos. Definimos. E nos perdemos da existência em si, que é vazia. E fértil.
Não escolhemos. Reagimos à tudo e à todos de acordo com o que nos encheram, sem nem experienciar, sem sentir do que se trata. E nos tornamos reféns disso. Mas será que realmente somos? Será que realmente não podemos escolher com o que preencher a nossa vida?

Eu acho que somos livres. E podemos a cada instante escolher preencher a nossa existência com o que realmente queremos.

Esvaziar e escolher. Trazer e deixar ir. Inspirar e expirar. Respirar.

RES – PIRA.
SER PIRA.

Ser, fazer diferente, “pirar”!

Como dizem por aí nas redes sociais,  “A loucura cura”. Sair do quadrado que criamos, pensar um pouco diferente do que acreditamos, pode fazer a diferença. Pode trazer a alegria! Pode trazer o amor…



terça-feira, 21 de outubro de 2014

PROJOVEM TRABALHADOR



Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda são os principais objetivos do Projovem Trabalhador. Podem participar do Programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo. 

O Projovem Trabalhador unificou as ações: Consórcio Social da Juventude, Empreendedorismo Juvenil, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Os participantes receberão bolsa auxílio no valor de R$ 100,00, e em até seis parcelas, mediante comprovação de 75% de frequência ás aulas. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional. 

O Programa será desenvolvido em parceria com Municípios e Governos de Estados, no caso do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, e Sociedade Civil e Iniciativa Privada, no caso dos Consórcios Sociais da Juventude. O objetivo da ação de qualificação é estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social, bem como promover a visão empreendedora, com posterior inserção no mercado de trabalho de 30% dos jovens qualificados. 

Atualmente está vigente somente a ação Juventude Cidadã que visa à parceria com Prefeituras Municipais (acima de 20 mil habitantes), Governos Estaduais e Distrito Federal.


PROJOVEM TRABALHADOR GUARAPARI

O serviço objetiva promover o protagonismo dos jovens com o desenvolvimento de suas aptidões, promovendo sua autonomia por meio de atividades em grupo com orientação social sobre participação cidadã, convivência social e o mundo do trabalho.


EQUIPE PROJOVEM – GUARAPARI/ES – CAIC


ASPECTOS SOCIAIS APONTADOS PELOS ALUNOS
MÓDULO: ESPORTE E LAZER

ÉTICA E CIDADANIA:

“Ética é a reflexão sobre os comportamentos, está presente nos casos mais simples da vida, como: em jogar papel de bala na rua, ou guardar o papel na bolsa até chegar em casa para jogar no lixo; levantar-se da cadeira preferencial no ônibus, ou ignorar o idoso, a gestante ou o deficiente físico.
São reflexões e atitudes relacionadas com o certo ou o errado. Não estamos praticando a ética quando furamos filas, subornamos ou quando tiramos proveito próprio de determinadas situações.
A cidadania também é um direito e um dever nosso. Direito de repassar nossas ideias. É nosso dever como cidadão cumprir normas e princípios para o bem maior da sociedade”.

Mayara Teixeira
Projovem – Guarapari/CAIC

Para mim, ética e cidadania nada mais é do que o respeito ao outro. Respeito dos espaços, dos direitos e também dos deveres.
Ética e cidadania também é saber se colocar no seu lugar na sociedade, não ultrapassando os limites que lhe convém.
Não se iluda! Aquele papel de bala, ponta de cigarro e outros resíduos que você acha que é pequeno e não vai fazer diferença, faz sim, e muita. Devemos fazer a nossa parte, aderindo atos sustentáveis para melhorar o meio ambiente. Atitude que depende apenas de nós”.

Bianca de Oliveira Conceição
Projovem – Guarapari/CAIC

Em todas as sociedades existem normas, prescrições e valores que regulamentam o comportamento dos indivíduos. Esses podem variar de sociedade para sociedade e de uma época para outra.
É uma reflexão sobre os comportamentos. A ética nos diz o que deve ou não ser feito em cada caso concreto.
Assim, ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteia a conduta humana na sociedade, possibilitando que ninguém seja prejudicado. Esta relacionada com o sentimento de justiça social, sob o ponto de vista de bem e do mal”.

Jean Henrique Ribeiro Ferreira
Projovem – Guarapari/CAIC

“A ética é o caso da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em todas as sociedades existem normas, prescrições e valores que regulamentam o comportamento dos indivíduos. Normalmente quando estamos na indecisão entre o fazer ou não fazer algo, estamos diante de um conflito de consciência, é nesta hora que entra os princípios da ética”.

Jane Kele Lyra Lessa
Projovem – Guarapari/CAIC

Ética é ter respeito e saber lidar com opiniões diversas na sociedade em que vivemos. Cada um tem uma opinião própria sobre um tipo de assunto em questão. Ética é saber respeitar sem prejudicar o próximo”.

Gleicy Kelly Borges Raposo
Projovem – Guarapari/CAIC

ALUNOS E AUTORES DOS TEXTOS APRESENTADOS:

MEIO AMBIENTE:

O que é meio ambiente?
Quando falamos de “meio ambiente”, temos a impressão de que este termo esteja relacionado à floresta, aos rios e entre outros, acabamos por fim, descobrindo, que meio ambiente é mais complexo do que se imagina.
Podemos descrever o meio ambiente como referência nas escolas, hospitais, praças, ou seja, um ambiente com condições qualificadas para receber as pessoas que os frequentam”.

Mayara Teixeira
Projovem – Guarapari/CAIC

Meio ambiente é qualquer meio de convívio social ou ambiental. Onde se compartilham o mesmo espaço, seja ao ar livre, no trabalho, na rua ou em qualquer outro lugar outros indivíduos ou seres”.

Bianca de Oliveira Conceição
Projovem - Guarapari/CAIC

“Temos que ter mais educação com o ambiente em que vivemos e passamos. Temos que cuidar e preservar tudo o que temos, pois, as coisas aos poucos se acabam e vão se desgastando, a consciência do ser humano está se perdendo, enquanto que o consumismo só está crescendo. Precisamos pensar mais em nossas atitudes para cuidar daquilo que temos e amamos que é a nossa TERRA”.

Jean Henrique Ribeiro Ferreira
Projovem – Guarapari/CAIC

Meio ambiente é todo lugar que possui vida, mas não somente vida animal, porque quando tocamos nesse assunto logo o relacionamos somente com a natureza, os animais e as florestas. O meio ambiente é o lugar que vivo, onde moro, onde trabalho e onde estudo devidamente equilibrado”.

Gleicy Kelly Borges Raposo
Projovem – Guarapari/CAIC

“As preocupações com os problemas ambientais e sua vinculação com a saúde humana foram ampliadas no Brasil, inclusive, a partir da década de 1970. Durante essa década, foi criada a SEMA (Secretaria Especial de Meio Ambiente) e, a exemplo dos EUA, foram estabelecidos os padrões de qualidade de ar e das águas.
No âmbito da ecologia social, o conceito de desigualdade ambiental vem sendo inserido na fundamentação dos estudos e pesquisas”.

Jane Kele Lyra Lessa
Projovem – Guarapari/CAIC

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HIGIENE PESSOAL E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA:

“Hoje em dia é muito comum nas escolas falarem sobre educação ambiental, através de vídeos educativos e palestras, o que é muito bom por sinal, afinal, nunca é demais aprendermos como devemos cuidar do nosso meio ambiente.
E como posso fazer a minha parte? Separar o lixo adequadamente (garrafas pet, vidros, metais, pilhas e baterias) e dispersa-los nos coletores adequados, e ainda, economizar água. São esses pequenos gestos que fazem toda a diferença”.

Gleicy Kelly Borges Raposo
Projovem – Guarapari/CAIC

A qualidade de vida está relacionada às condições do meio ambiente e higiene pessoas, como escolas limpas e capacitadas para receber os alunos, ruas limpas, hospitais preparados para atendimento amplo, moradia digna e entre outros.
A educação ambiental é muito importante para tornar a qualidade de vida boa para toda a sociedade. Cidadão e governo trabalhando juntos para proporcionar uma expectativa de qualidade de vida crescente”.

Mayara Teixeira
Projovem – Guarapari/CAIC

HIGIENE PESSOAL:

Higiene pessoal nada mais é que cuidar de nós mesmos. Cuidar da nossa aparência, tomar banho, pentear os cabelos, cortar as unhas, escovar os dentes. São estes cuidados que devemos ter com nos mesmos, com a nossa aparência. Devemos cuidar da nossa saúde. Tendo esses cuidados pessoais nos possibilita uma boa aparência para competirmos no mercado de trabalho. Uma boa aparência nos proporciona um bem estar com nos mesmos”.

Gleicy Kelly Borges Raposo
Projovem – Guarapari/CAIC