domingo, 16 de fevereiro de 2014

TÁ DOENDO?!? ENTÃO, SOLTA!!




TÁ DOENDO?!? ENTÃO, SOLTA!!
Por Rosana Braga

Sabe quando você vive uma situação difícil, angustiante e que te incomoda? Quando você não sabe o que dizer, o que fazer ou como agir para que a dor passe ou ao menos diminua? 

Pois vou te contar o que tenho descoberto, por experiência própria! Em primeiro lugar, observe a situação toda e, sobretudo, observe a si mesmo e os seus comportamentos.

Errou? Tente consertar e, de qualquer modo, peça desculpas!
Fez ou falou o que não devia? Explique-se, seja sincero, não tente esconder seu engano ou fingir que nada aconteceu... Valide a dor do outro, sempre.

Esta difícil conseguir uma nova chance? Dê um tempo. Espere... Às vezes, algumas noites bem dormidas e alguns dias sem a imposição de sua presença ou a insistência de suas tentativas são preponderantes para que os sentimentos bons sejam resgatados e para que um coração possa ser reconquistado.

Por fim, fez tudo isso e não deu certo? Não rolou? A pessoa até te perdoou, mas a massa desandou, a história se perdeu, os desejos esfriaram?!?

Você se sente inconformado, esmagado pelo arrependimento, atordoado pela tristeza do que poderia ter sido e não foi? Tem a sensação de que estragou tudo? Não sabe mais o que fazer para parar de doer? Acredite, só tem um jeito: solta!

A DOR É CONSEQÜÊNCIA DE UM APEGO INÚTIL! Deixa ir... Deixa rolar... Se você já fez o que podia fazer, tentou e não deu, confie na vida, confie no Universo e siga em frente. Pare de se lamentar, pare de se debater e de se perder cada vez mais, e tenha a certeza absoluta de que o que tiver de ser, será!

Quando essa certeza chega, é impressionante: a gente simplesmente relaxa e solta! E quando solta, a dor começa a diminuir, e a gente começa a compreender que está tudo certo, mesmo quando não temos a menor idéia de que “certo” é esse. Mas quando menos esperamos, tudo fica absolutamente claro!

NÃO SE TRATA DE DESISTIR, MAS DE CONFIAR! ISSO É O QUE SE CHAMA “FÉ”! ISSO É O QUE DESEJO A MIM E A VOCÊ, QUANDO ESTIVERMOS DOENDO...

http://www.rosanabraga.com.br/index.php?pagina=artigos&id=25

ELE NÃO DESISTE, MAS TAMBÉM NÃO ASSUME



ELE NÃO DESISTE, MAS TAMBÉM NÃO ASSUME

Já ouvi muitas mulheres reclamando da falta de postura dos homens. Sejam maridos, namorados ou apenas rolos (encontros casuais), elas pedem uma atitude mais assertiva e coerente, mas eles insistem em se fingirem de mortos.

Justiça seja feita, também existem mulheres que se comportam desta maneira. Ou seja, estamos falando de pessoas que simplesmente não se colocam!

NÃO DESISTEM, NÃO VÃO EMBORA, MAS TAMBÉM NÃO ASSUMEM E NÃO SE COMPROMETEM. Infelizmente, vão levando a vida assim, sem fazer escolhas, sem se entregarem sequer aos seus próprios sentimentos.

Bom lembrar que o silêncio e a ausência são as formas mais fáceis de se enlouquecer uma pessoa, porque ela fica sem referências, sem respostas, sentindo-se perdida em seus próprios pensamentos, sem ter uma negação ou uma confirmação. PORTANTO, TRATA-SE DE UMA ENORME COVARDIA USAR DESTA ARMA DA COMUNICAÇÃO PARA LIDAR COM ALGUÉM A QUEM SE AMA, PELO MENOS SUPOSTAMENTE. Duas pessoas precisam dialogar para se entenderem. Se isso não acontece, a tendência é que ao menos uma delas se sinta completamente sem norte!

E quem está nesta situação, tentando experimentar uma relação mais madura ou, pelo menos, mais clara, termina sem saber o que fazer, como agir e até onde cobrar. Na expectativa de que uma conversa ou uma decisão pessoal possa esclarecer quais são as verdadeiras intenções do outro, passam semanas, meses e até anos à espera de uma resposta. E quando, cansadas de tanto silêncio, tantas desculpas ou tantas contradições, pressionam de forma mais categórica e exigem um posicionamento, o outro geralmente reage – e bem mal!

Comumente, esses tipos se colocam no lugar de vítimas, acusando o outro de fazer pressão demais, de cobrar demais e de não ser compreensivo. Daí, aproveitam para justificar sua falta de postura baseando-se no momento caótico: o da gota d’água, quando já não se agüenta mais e parte-se para o extremos das acusações. E assim, como se realmente estivessem cheios de razão, são capazes de ir embora ou de simplesmente voltarem à inércia inicial após a crise, como se nada tivesse acontecido, deixando ao outro a impressão de que são, de fato, exagerados, loucos ou incompreensivos.

A questão é a seguinte: UM RELACIONAMENTO É COMPOSTO POR DUAS PESSOAS. QUANDO UMA TEM PERGUNTAS E A OUTRA NÃO QUER DAR RESPOSTAS, OU QUANDO UMA ASSUME O QUE SENTE E SE COMPROMETE E A OUTRA APENAS VAI LEVANDO, ALGUÉM TERÁ DE TOMAR UMA DECISÃO E, OBVIAMENTE, VAI SOBRAR PARA QUEM ESTÁ EM BUSCA DAS RESPOSTAS, PARA O MAIS MADURO, PARA QUEM SABE O QUE QUER PARA SUA VIDA.

Se este é o seu caso, ou seja, se a pessoa com quem você se relaciona não desiste de você, mas também não assume o que quer, você mesmo terá de encontrar as respostas que deseja, nem que sejam as suas próprias. Isto é, se está cansado de esperar o posicionamento do outro, exausto de cobrar, de pressionar, de tentar conversar e ele continua feito uma estátua, fazendo-se de muda, cega e surda, prepare-se para algumas resoluções básicas.

EM PRIMEIRO LUGAR, COMECE A REFORÇAR SUA SEGURANÇA. OU MELHOR, DIA APÓS DIA, PASSE A REPETIR PARA SI MESMO O QUE VOCÊ QUER PARA SEU FUTURO, O QUE ESPERA DE UM RELACIONAMENTO, O QUE PRETENDE VIVER COM A PESSOA QUE ESTIVER AO SEU LADO, SUPOSTAMENTE COMPARTILHANDO A VIDA.

Em seguida, mas somente quando se sentir seguro o bastante do que deseja, deixe bem claro ao outro que seu limite está chegando ao fim e de que, embora goste muito dele e queira muito manter essa relação, precisa da participação efetiva e contundente dele. Caso contrário, pretende desistir desta situação e tentar recomeçar.

Não se esqueça de falar direta e objetivamente sobre o que quer. Casar? Ter filhos? Usar aliança? Morar junto? Não sei... descubra exatamente o que você deseja e informe o outro, assumindo seus sonhos sem medo de parecer cafona ou antiquado. É sobre sua vida, seu futuro e sua felicidade que estamos falando e se nem você mesmo souber o que deseja, será difícil convencer o Universo de que você merece tudo isso!

Por fim, estabeleça um tempo-limite para que o outro se coloque, assuma ou desista categoricamente desta relação. Enfim, para que o deixe saber o que ele realmente pretende, sem ficar lhe enrolando indefinidamente e fazendo você perder tempo investindo neste encontro. Mas não precisa contar sobre esse limite para o outro. É uma decisão sua, que não deve ser compartilhada por uma razão óbvia: caso essa data chegue e você não se sinta pronto para colocar um ponto final nesta história, poderá estabelecer uma nova data limite. Isso evita que você fale e volte atrás, perdendo sua credibilidade e deixando o outro acreditar que você só promete que vai terminar, mas na hora h, não cumpre.

E assim, consciente do que quer e se sentindo seguro quanto ao que merece da vida, ASSUMA-SE E PARE DE ESPERAR PELAS RESPOSTAS DO OUTRO, QUE VEM MOSTRANDO HÁ TEMPOS QUE NÃO SE IMPORTA COM SUAS PERGUNTAS! A MAIOR RESPONSABILIDADE PELA REALIZAÇÃO DE SEUS DESEJOS É, FELIZMENTE, SUA! Portanto, faça acontecer!

Rosana Braga
http://www.portalcmc.com.br/rel_art47.htm

POR QUE ELE NÃO ME ASSUME?


 
POR QUE ELE NÃO ME ASSUME?
Frederico Mattos

Como eu os homens são movidos por idealismo, interesse e resultado e em suas variações temos aqueles caras que agem por princípios mais empáticos e outros que só pensam no próprio umbigo.
 
A maior parte que só pensa em si mesmo costuma criar um tipo de perturbação na cabeça das mulheres que nenhuma consegue decifrar.

Por que ele não diz não mesmo que não queira nada sério?

Deixa eu entender, ele está saindo com você, mas não assume algo sério, ao mesmo tempo não deixa de sair com você. Provavelmente numa frequência menor do que você gostaria e de vez em quando ele some sem dar muitas explicações, depois reaparece cheio de amor para dar. Você fica confusa e não consegue ser incisiva e firme para não afugentar o rapaz.

Nessa novela toda passam dias, semanas, meses e… deus do céu, anos e nenhuma definição concreta.

Você já está se sentindo humilhada, feita de boba, deixou passar outras boas oportunidades de conhecer caras legais só porque esperava uma definição do mocinho instável. Ele quer o seu amor?

Vou explicar o que ele está fazendo enquanto você aguarda ele pacientemente. Ele está agindo como aquele malabarista que roda vários pratos em cima de varetas e cada prato que ele gira é uma mulher diferente. Quando ele rodou um prato o suficiente dando beijinhos, agrados, visitas frequentes e sexo de boa qualidade ele corre para o prato que estava caindo, ou seja, você, a mulher que estava quase perdendo as esperanças até ele reaparecer.

Cruel, sim, realista, infelizemente, é possível mudar?

Honestamente, isso não importa, pois independente dele escolher ir ou ficar, namorar ou não com você a decisão NÃO deve ficar na mão dele.

Se ele não corresponde ao que você sente que merece não é ele que vai decidir, mas você que vai seguir em frente sem tentar descobrir o enigma da pirâmide.

O enigma é simples: você não é a número um.

Siga a sua vida em paz e com um sorriso nos lábios certa que fez a coisa certa! Como vai ter certeza? Não precisa, pois a única certeza que você precisa ter é que sua vida vale a pena e é preciosa demais.


 

QUANDO O AMOR NÃO ATA NEM DESATA


QUANDO O AMOR NÃO ATA NEM DESATA
:: Rosana Braga :: 

Por que algumas pessoas não assumem um relacionamento, mas também não desistem dele? Ou seja, passam os dias alimentando esperanças dúbias, gerando incertezas que estão longe de satisfazer a outra pessoa e fazendo promessas que todo mundo já sabe que não serão cumpridas?

Resumindo, a pergunta que fica no ar, na maioria das vezes, é: se a pessoa não vai embora, é porque gosta. Mas se gosta, então porque não assume e vive a relação com comprometimento, verdade e profundidade?! Assim, muitos homens e mulheres terminam aceitando migalhas com medo de passar fome! Por um lado, sentem-se desrespeitados, subjugados e até usados; mas por outro, têm medo de pôr um ponto final na história e perder a chance de fazer dar certo. Assim, ficam à mercê das atitudes do outro, esperando, esperando, esperando...

Creio que esta questão deva ser analisada por dois ângulos distintos, mas complementares: O DE QUEM ESTÁ A FIM DE ASSUMIR A RELAÇÃO, MAS NÃO ENCONTRA RECIPROCIDADE; E O DE QUEM ESTÁ NA RELAÇÃO, MAS NÃO QUER ASSUMI-LA E NEM DESISTIR DELA!

Se você se encaixa no primeiro caso, eu suponho que sentimentos como ansiedade, medo, insegurança, dúvida, mágoa e tristeza permeiem o seu coração. O amor, creio que venha depois! 

Também, pudera! Quem ama quer ser amado: isso é questão “sine qua non”! Quando não existe reciprocidade, outros sentimentos encabeçam a lista dos mais instigados na relação. Então, sugiro a reflexão: vale a pena viver à espera de uma decisão do outro? Vale a pena investir numa relação que parece ser importante para a outra pessoa somente enquanto lhe interessa?

Se, para você, estivesse bom assim, se não fizesse diferença e você se sentisse satisfeito e feliz do jeito que está, não seria eu a levantar nenhuma questão. Mas estou considerando uma situação em que você deseja se comprometer e a outra pessoa, não! Mesmo que tudo seja maravilhoso enquanto dure, que o amor pareça absoluto quando vocês estão juntos, o futuro definitivamente é um tempo que não existe para este relacionamento. E, então, até quando? É melhor insistir ou desistir?

Agora, se você se encaixa no segundo caso, ou seja, se está num relacionamento em busca de prazeres passageiros, de aventuras e sentimentos fugazes, mesmo sabendo que a outra pessoa quer se envolver, quer investir na relação e cobra uma decisão sua, a questão é: por que você alimenta esse amor com expectativas vazias, promessas falsas e atitudes que você já sabe que não vai manter? 

Obviamente, as respostas são pessoais e particulares, assim como a decisão e a escolha de cada um cabem somente a cada um. Mas eu diria que o ideal é buscar parceiros que estejam na mesma sintonia e com a mesma intenção que você. MANTER UM RELACIONAMENTO SEM ASSUMI-LO É SINAL DE CARÊNCIA E DESRESPEITO PARA COM A OUTRA PESSOA. É bem provável que pessoas que se comportam desta maneira estejam sugando o amor do outro para compensar suas próprias inseguranças, carências e seu medo da solidão! Mas, convenhamos, ISSO É COVARDIA!

Na maioria das vezes, percebo que as pessoas que se encontram em relacionamentos desajustados, com intenções diferentes, de certa forma já sabiam que isso aconteceria e, mesmo assim, insistiram em iniciar uma relação fadada ao fracasso. Fazem isso como que para provar a si mesmas o quanto têm razão quando assumem o papel de vítimas no quesito amor. Ou então, porque não conseguem se valorizar e terminam aceitando menos do que gostariam, menos do que desejariam...

SOFRER POR UM AMOR NÃO CORRESPONDIDO É SENTIR UMA DOR QUE REMÉDIO NENHUM PODE ALIVIAR. Portanto, não provocar esta dor no outro e nem aceitar que provoquem-na em você é responsabilidade pessoal, é compromisso de amor consigo mesmo, é demonstração de amor-próprio e sinceridade.

CREIO REALMENTE QUE JÁ ESTEJA MAIS DO QUE NA HORA DE PARARMOS DE SOFRER TANTO POR AMOR. O AMOR É O SENTIMENTO QUE DEVE NOS LEVAR À EVOLUÇÃO, QUE DEVE NOS TORNAR PESSOAS MELHORES. DEVEMOS INICIAR UMA CAMPANHA DEFENDENDO O FIM DA PIRATARIA NO AMOR. CHEGA DE AMORES FALSIFICADOS. QUEREMOS AMORES VERDADEIROS, SINCEROS E INTEIROS!

E SE VOCÊ NÃO ESTIVER PRONTO PARA DAR OU RECEBER UM AMOR ABSOLUTO, QUE AO MENOS SEJA GRANDE O SUFICIENTE PARA ASSUMIR SUA CONDIÇÃO DE APRENDIZ, SEM INVESTIR EM RELAÇÕES PARA AS QUAIS NÃO ESTÁ DISPONÍVEL, SEM VIVER UM AMOR QUE NÃO ATA NEM DESATA!