segunda-feira, 8 de abril de 2013

JUDAÍSMO




AS RELIGIÕES DO MUNDO  - NOSSAS GRANDES TRADIÇÕES DE SABEDORIA
HUSTON SMITH
JUDAÍSMO:

“Devo-lhe dizer

Que eu gostaria realmente de acreditar que há algo de errado comigo –

Porque, se não for comigo, então há algo de errado

Com o mundo – e isso é muito mais assustador!

Seria terrível. Por isso prefiro acreditar

Que há algo de errado comigo. Algo que poderia ser consertado.”

SUFISMO




AS RELIGIÕES DO MUNDO  - NOSSAS GRANDES TRADIÇÕES DE SABEDORIA
HUSTON SMITH
SUFISMO:

“Deus é aquilo a quem nos damos (ou deveríamos nos dar) - , os sufis concordavam que o significado inicial de “Nenhum Deus a não ser Deus” é o de que deveríamos nos dar apenas e tão-somente a Deus. Mas, argumentavam eles, não perceberemos a plena significação dessa frase enquanto não virmos que nós nos damos a outras coisas quando deixamos que elas nos ocupem como se fosse  objetos com vida própria e independente; objetos que tem o poder de nos interessar ou nos repelir, simplesmente por serem o que são. Imaginar que a luz é causada pela eletricidade – apenas é suficiente pela eletricidade, sem perguntar de onde vem a eletricidade – é, em princípio, cometer shirk;  já que somente Deus é auto-suficiente, considerar outras coisas do mesmo modo é iguala-las a Deus, portanto, fazer delas rivais de Deus”.

ISLANISMO




AS RELIGIÕES DO MUNDO  - NOSSAS GRANDES TRADIÇÕES DE SABEDORIA
HUSTON SMITH
ISLANISMO:

“Afastai o mal com algo melhor.”

(...)

“Avidamente promíscuo, o homem é polígamo; interesseiramente fiel, a mulher é monógama”.

TAOÍSMO




AS RELIGIÕES DO MUNDO  - NOSSAS GRANDES TRADIÇÕES DE SABEDORIA
HUSTON SMITH
TAOÍSMO:

“TAO = caminho.”

(...)

“Quem sabe, não fala. Quem fala, não sabe.”

(...)

“Aguarda em silêncio, e a radiância do espírito virá e fará de ti seu lar.”

(...)

Sem esforço sujeitarás os povos, e as coisas a ti se sujeitarão.”

(...)

“Os 3 significados do TAO: Poder eficiente, poder aumentado e poder delegatório”.

 

CONFUCIONISMO




AS RELIGIÕES DO MUNDO  - NOSSAS GRANDES TRADIÇÕES DE SABEDORIA
HUSTON SMITH
CONFUCIONISMO: (é o meu preferido!)

“Verdadeiro filósofo não será aquele que, mesmo não sendo reconhecido, jamais guarda ressentimento?

Não faça aos outros o que não queres que te façam.

Não me entristece que os outros não me conheçam. Entristece-me não conhecer os outros.

Não esperes resultados rápidos nem procures pequenas vantagens. Se buscares resultados rápidos, não alcançarás a meta final. Se te deixares desviar por pequenas vantagens, nunca realizarás grande feitos.

As pessoas mais nobres primeiro praticam o que pregam e depois pregam de acordo com a sua prática. Se quando olhas dentro do teu coração nada vês de errado, por que te preocupas? O que há para temeres?

Quando conhecer uma coisa, reconhecer que tu a conheces; e quando não a conheces, saber que tu não sabes – isso é conhecimento.

Ir longe demais é tão mau quanto ficar aquém.

Quando vês um  homem digno, pensa quanto poderás emula-lo. Quando vês um homem desprezível, examina o teu próprio caráter.

Riqueza e posição, eis o que as pessoas desejam; mas se não as conseguirem da maneira correta, nunca as possuirão.

Sê bondoso com todos, mas íntimo apenas dos virtuosos.”

(...)

“Há muita violência na natureza; mas, em geral, essa violência ocorre entre as espécies e não dentro delas. Dentro das espécies, um gregarismo inato, mantém estável a vida.”

(...)

“Devemos amar os nossos inimigos, aqueles que nos causam mal?, Confúcio respondeu: de modo algum. Respondei ao ódio com a justiça e ao amor com a benevolência. Caso contrário, estareis desperdiçando vossa benevolência.”

BUDISMO




AS RELIGIÕES DO MUNDO  - NOSSAS GRANDES TRADIÇÕES DE SABEDORIA
HUSTON SMITH
BUDISMO:

“Buda desafiou cada pessoa a realizar a própria busca religiosa. “Não aceites aquilo que ouves relatar, não aceites a tradição, não aceites uma afirmação só porque ela está nos nossos livros, nem porque esta de acordo com a tua crença ou porque foi dita pelo teu mestre. Sê uma lâmpada para ti mesmo. Aquele que, agora ou depois de minha morte, contam apenas consigo mesmo e não buscam assistência de alguém além de si mesmos, são os que alcançarão a maior altura”.”

(...)

“O budismo original pode ser caracterizado nos seguintes termos: era empírico, científico, pragmático, terapêutico, psicológico, igualitário e dirigido às pessoas.”

HINDUÍSMO




AS RELIGIÕES DO MUNDO  - NOSSAS GRANDES TRADIÇÕES DE SABEDORIA
HUSTON SMITH
HINDUÍSMO:

“Pó e sujeira vão se acumulando sobre uma Lâmpada até encobrirem totalmente sua luz. O problema que a vida apresenta para a criatura humana é limpar o entulho que cobre o seu ser, até permitir que seu centro infinito possa se mostrar em sua luminosa plenitude.”

(...)

“Os desapontamentos tem algo em comum. Cada um deles impede uma expectativa do ego individual. Se o ego não tivesse expectativas, nunca ficaria desapontado.”

(...)

“Este é o propósito da concentração: ensinar a mente irrequieta a deter-se no objeto a que é direcionada, sem se desviar dele. Quando todos os sentidos estão aquietados, quando a mente esta em repouso, quando o intelecto não oscila – esse, dizem os sábios, é o estado mais elevado.”