segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Mágoa e defesa


Toni Packer- em seu Livro "O Milagre do Agora."

Mágoa e defesa

"Quando há magoa, é possível a energia acumular-se em consciência indivisa - muito, muito quieta, aberta, indefesa, vulnerável? É uma descoberta incrível quando essa consciência tem a oportunidade de operar livremente. Não é necessário defender-se! O que é magoado e defendido é a memória."

Um dos problemas recorrentes de todo ser humano é a mágoa, magoar-se, já ter sido magoado antes, o temor de ser de novo e todas as medidas defensivas que o cérebro e o organismo tomam para protegerem-se de mágoas presentes e futuras.
Nenhum retiro termina sem que questionemos, com paixão e a intensidade: o que fica magoado quando magoamos?
É possível examinarmos todo o processo de ficarmos magoados com um senso de grande premência, exatamente enquanto isso acontece, questionando o que está ocorrendo, permanecendo com ele, permitindo que se elucide revele completamente?
No momento em que somos magoados é possível observação e escuta instantânea?
Contudo, magoar-se continua grandemente inquestionado e, com isto, surgem a defesa e a proteção automáticas contra a mágoa. Existe medo de enfrentar tudo isso diretamente no momento em questão? Ou, às vezes, existe uma de consciência daquilo que está acontecendo? Talvez haja, mas será que é imediatamente seguida pelo pensar e sentir: "Eu não quero estar em contato com toda esta coisa dolorosa”? O temor de enfrentar a mágoa, de viver com magoa, de passar por ela, e o medo de magoar outra pessoa enquanto estivermos enredados em nossa própria mágoa mantém o corpo-mente preso na dor e na dormência, em conflito e numa busca incessante de fugas. Então, neste exato momento, é possível consagrarmos a quantidade de tempo e energia que são necessários para examinar a mágoa?
O cérebro pode dizer “não me sinto magoado neste instante, então, como posso examinar isso?”. Não obstante, normalmente a magoa encontra-se não muito abaixo da superfície. A memória pode evocá-la bem facilmente.
Ao investigá-la, nosso primeiro impulso normalmente encontrar uma explicação para a magoa e uma causa. O cérebro esta sempre buscando explicações para o que aconteceu e por que aconteceu. Já que esta parece ser sua maneira preferida de investigar, é possível deixar que vá em frente, sem maiores atenções para aquilo que esta acontecendo de um modo mais amplo e mais abrangente?
O cérebro não somente anseia por explicações e por encontrar causas, mas também por proteger e defender a imagem que ele construiu do “eu”. Ele protege e defende o “eu” encontrando erros em outra parte. É possível ver isto enquanto esta ocorrendo?
Procurando uma “causa” da mágoa, encontrando uma no passado recente ou remoto, e, então, explicando, justificando, defendendo, censurando, atacando ou retraindo-se numa couraça autoprotetora - tudo isso acontece em pensamento, na fantasia.
O cérebro é capaz de continuar a examinar fitas de vídeo e trilhas sonoras internas por horas, dias ou anos, repisando o que aconteceu, por que aconteceu, e o que poderia ou deveria ter acontecido em vez disso. Dessa maneira ele permanece enredado num circuito de sua dor, emoção, conflito e retração. Tudo isso faz parte da magoa. Estamos juntos nisso? E possível olhar para isso tudo, e não apenas ler a respeito rapidamente?
A consciência de todo o processo consegue abrir caminho através da confusão?
Vamos começar do inicio. Alguém me critica duramente, e isso me magoa imediatamente. Por quê?
Ser criticado evoca todo tipo de pensamentos e sensações sobre mim mesma na presença do outro - constrangimento, humilhação, rejeição, culpa, sentir-se inútil etc. A pessoa sente-se instantaneamente ameaçada, em perigo, e excluída da segurança, aprovação e amor. ( Existem muitos outros sentimentos como raiva e desejo de vingança, mas vamos manter tudo o mais simples possível.) Os pensamentos e as sensações que surgem podem variar de uma pessoa a outra, de um caso a outro, mas eles estão aí, afetando nosso estado total de ser.
Agora, é possível ir mais fundo?
Estamos em contato com magoas, tanto atuais quanto que são acionadas instantaneamente pela memória, não apenas a memória mental, mas também a memória do organismo? Sensações atuais de magoa automaticamente acessam lembranças dolorosas armazenadas no cérebro e em todo o organismo desde a primeira infância. O cérebro e o corpo humanos acumulam e armazenam essas indefinidamente, principalmente de modo inconsciente. Ao ativar lembranças antigas, o corpo sente-se exatamente tão atormentado, assustado e zangado quanto no momento em que esses incidentes aconteceram, anos atrás. A memória evoca tudo isso - é possível experimentar isso diretamente por si mesmo.
Todos nós, sem exceção, fomos magoados muitas vezes quando éramos crianças pequenas, e traços de lembranças dessas magoas e das circunstancias e razões que as acompanharam estão armazenados em todo o nosso organismo. Num momento ou outro, uma mãe ou um pai amorosos não estavam presentes quando eram necessários. Num momento ou outro, fomos mal-interpretados, admoestados, com raiva, advertidos com ameaças, punidos, constrangidos, ridicularizados ou humilhados. Tudo isso pode sequer ter acontecido diretamente conosco: a impressão podo ter advindo de sentir a violência cometida contra outros membros da família ou da comunidade.
Normalmente, nós, adultos, não estamos conscientes do que fazemos quando estamos com raiva, exasperados ou exaustos. Todos nós tivemos reações violentas programada em nosso ser desde tempos imemoriais. Perpetuamos automaticamente aquilo que aprendemos a imitar e que armazenamos na memória desde os tempos mais remotos: o tom e a qualidade da voz, os gestos corporais, a expressão dos olhos, o franzir das sobrancelhas e outras expressões faciais. Tudo isso foi condicionado - aprendido através da imitação de muitas fontes, muito tempo atrás, quando nos mesmos éramos ainda éramos crianças. E possível observar crianças mais velhas repreendendo crianças menores exatamente do mesmo modo como elas foram repreendidas.
Assim, ter sido magoado por uma voz alta e raivosa (que é um trauma para o organismo do bebê), ter sido criticado asperamente. forçado a fazer alguma coisa de um modo doloroso ou humilhante, não apenas por familiares, mas por pessoas poderosas, toda essa magoa está depositada na memória física. E não está meramente depositada, mas é operante.
Mágoas também são registradas como assuntos não resolvidos que constantemente tentam emergir de novo. A reação “Olho por olho, dente por dente” constitui um pro-grama profundamente arraigado em nosso repertório de reações automáticas. Assim, magoar-se e revidar a mágoa são sentimentos profundamente geminados. Eles andam juntos. Porém, o importante não é apenas compreender intelectualmente - dominar a idéia e explicá-la para outra pessoa -, porém observá-la diretamente conforme ela dentro da gente. Caso isso não aconteça, nada mudará fundamentalmente. Continuaremos a magoar e ficar magoados.
Estamos examinando a mágoa e percebemos que houve mágoa desde os primeiros dias de nossas vidas. Podemos não nos lembrar conscientemente dos incidentes específicos, mas o fato é que a intensidade da mágoa atual reverbera os registros de magoas passadas. E possível que isso a isso alcance a consciência?
Pode-se ficar espantado, em certas ocasiões, de ficar terrivelmente magoado com um incidente insignificante, mas a história inteira de mágoas passadas reverbera na mágoa atual. Manifesta-se agora mesmo em todas as sensações, pensamentos, emoções, medos, dores e tensões. E possível ver imediatamente, no momento em que está acontecendo? É possível perceber o impacto caótico que um incidente insignificante tem neste mesmo instante? Alguém me critica duramente, e eu acolho a critica como uma condenação final. Para uma criança indefesa, o contato com pessoa violenta e punidora significava algum tipo de condenação, e todas as reações de pânico e defesa que surgiam, eram instantaneamente registradas nas células e nos tecidos do corpo. Um incidente acontecendo agora e que se conecte com outro, ocorrido no passado, mobiliza instantaneamente todas essas conexões.
E possível haver consciência da totalidade desse processo quando se é atingido? Não fugir da magoa, pensar sobre ela, retrair-se do medo e da dor, mas permitir que a situação se revele, com todos os seus sintomas físicos, sensações, tensões e pressões, pelo que ela é? Não escapar dela, mas fazer uma pausa instantânea para sentir, ver e escutar?
Isso só é possível quando não houver fuga para o complexo sistema de defesa que se desenvolveu com o tempo para nos proteger, ou melhor, para proteger a ideia de si próprio. O organismo em si não esta ameaçado quando somos criticados severamente, não é? Então, o que é ameaçado? E possível questionar isso instantaneamente? Onde esta o perigo? O que protegemos? O problema é auto proteção? E possível que a energia da consciência derrube os muros da defesa?
Conseguimos chegar ao âmago daquilo que fica magoado quando ficamos magoados?
Defesa significa isolamento, a ausência de relacionamento. Não se pode estar bem-defendido e ao mesmo tempo estar sensível, estar em contato intimo e vulnerável com tudo. Isso está muito claro, não é? Isso se aplica tanto ao ser humano individual quanto a totalidade de uma nação.
Não sabemos, por toda a nossa experiência passada, que não há problema em estar indefeso e que podemos sobreviver a isso. Não sabemos isso. Tudo o que sempre fizemos, observamos e aprendemos da experiência foi defender-nos, não somente num nível físico, mas também psicológico. (Não estamos questionando a necessidade de proteção inteligente do organismo físico. Estamos questionando a necessidade de defesa psicológica.) Não sabemos existir sem essa defesa. Quando éramos bebês indefesas, fomos magoados psicologicamente, e começaram a desenvolver-se de forma automática. Atualmente, vivemos essa gravação como uma fita que passa de modo continuo - magoando sem fim ou ficando incessíveis para evitar a dor. Aparentemente, o cérebro não diferencia ou não pode diferenciar entre proteção inteligente do organismo e proteção das lembranças acumuladas de si mesmo. Ele mobiliza-se para proteger lembranças da mesma forma como o faz para proteger o corpo de danos físicos.
Então, o que é indefensabilidade?
Quando há magoa, é possível a energia acumular-se em indivisa - muito, muito quieta, aberta, indefesa, Vulnerável? É uma descoberta incrível, quando essa consciência tem a oportunidade de operar livremente. Não é necessário defender-se! O que é magoado e defendido é a memória! É possível ouvir criticas severas com completa atenção, ver e sentir o que fica magoado ou esta prestes a ficar magoado e não se defender.
É possível chegar a esse ponto além de qualquer explicação intelectual? Trata-se realmente de ser sem defesa. Trata-se de morrer para a urgência profundamente arraigada de salvar o “eu”, deixando de lado, sem esforço ou propósito, a defesa que preme para vir à tona por puro hábito. A defensiva não precisa continuar - este é o milagre!
Pode passar a sensação de vulnerabilidade. Nunca aconteceu antes, porque a defesa é tão habitual, tão confiável, embora seja tão isoladora e dolorosa em suas conseqüências. Contudo, nada de novo pode acontecer enquanto estivermos enredados em defesa e proteção.
Então, examinando-a, pensando sobre ela, é possível haver, no momento da magoa, a centelha de atenção que desconecta e mantém em suspenso nosso passado automático? Arriscar-se em não saber como vai acabar, mas não se defender. Não desenvolver uma nova técnica - não estamos falando sobre uma técnica. Técnica é a defesa. Em vez isso, trata-se apenas de ser vulnerável sem saber o resultado.
Não há nada para defender. Quando isso se torna tão claro quanto um céu sem nuvem, a vida surge sem a dureza e o atrito das couraças. Somos seres vivos, quentes, amorosos, capazes de ouvir uns aos outros livremente e tocarmos um aos outros profundamente. Estar em contato completo uns com os outros significa a ausência de toda divisão entre “eu” e “você”. É a ausência da mágoa e da defesa. E liberdade.

REVISTA FRANCESA, RESUME O BRASIL EM TODOS OS SENTIDOS


REVISTA FRANCESA, RESUME O BRASIL EM TODOS OS SENTIDOS

12 Páginas de uma Revista Francesa (France Football) que resumem o Brasil em todos os sentidos:

Quero ver ler isso e não sentir vergonha...


- Apesar do lema brasileiro: “Ordem e Progresso”, o que menos se vê na preparação deste mundial, é Ordem ou Progresso.
- A FIFA não pediu o Brasil para sediar a Copa, foi o Brasil que procurou a FIFA e fez a proposta.
- A corrupção no Brasil é endêmica, do povo ao governo.
- A burocracia é cultural, tudo precisa ser carimbado, gerando milhões para os Cartórios.
- Tudo se desenvolve a base de propinas.
- Todo o alto escalão do governo Lula está preso por corrupção, mas os artistas e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles.
- Hoje, tudo que acontece de errado no Brasil, a culpa é da FIFA, antes era dos EUA, já foi de Portugal, o brasileiro não tem culpa de nada.
- O Brasileiro dá mais importância ao futebol do que à política.
- O Brasileiro elege jogadores de futebol para cargos públicos.
- Romário (ex-Barcelona) é hoje deputado. Aproveita o descontentamento com a Copa para se auto-promover, mas nunca apresentou um projeto de lei sobre saúde ou educação. Sua meta é dar ingresso da Copa para pobre(como se essa fosse a prioridade para um pobre brasileiro)
- O Deputado mais votado do Brasil é um palhaço analfabeto e banguela, que faz uma dança ridícula, com roupas igualmente ridículas, e seu bordão é: “pior que está não fica”. Será?
- Em uma das músicas deste palhaço analfabeto ele diz: “Ele é ladrão mas é meu amigo!”, Isso traduz bem o espírito do Brasileiro. (
http://letras.mus.br/tiririca/176533/ )
- Brasileiros se identificam com analfabetos.
- A carga tributária do Brasil é altíssima maior que a da França, e os serviços públicos são péssimos comparáveis aos do Congo.
- Mas o Brasileiro médio pensa que ele mora na Suíça. Quem está lá, na verdade, é a FIFA.
- Há um dito popular que diz que “Deus é brasileiro”.
- A FIFA, como imagem institucional, busca não associar-se a ditaduras. Tanto que excluiu a África do Sul na época do Aparthaid e, ao contrário do COI, recusou a candidatura da China, apesar das ótimas condições que o país oferecia. Mas o Brasil, sede da Copa, vive um caso de amor com ditaduras.
- O Brasil pleiteava uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, para sentar-se ao lado França, mas devido ao seu alinhamento com ditaduras, a França já se manifestou contrariamente.
- A Presidente Brasileira parece estar alienada da realidade e diz que será o melhor mundial de todos os tempos, isso, melhor que o do Japão, dos EUA, da França, da Alemanha. (
http://www.youtube.com/watch?v=urmR5fXMJu8
- Só ela pensa assim, na FIFA se fala em maior erro estratégico da história da Instituição.

CONFRONTOS:

- Ano passado os brasileiros saíram as ruas para manifestar, pela primeira vez se viu um movimento assim num país acostumado a inércia, mas o Governo disse que eles eram baderneiros e reprimiu o movimento com violência. 2 mortos, mais de 2000 feridos, mais de 2000 prisões. Ninguém responsabilizado...
- Há um movimento chamado “Black Blocs” que ameaça revidar a violência do Governo.
- Há um # hastag que já foi repetido mais de 500.000.000 de vezes em redes sociais e ameaça #naovaitercopa
- Os próprios brasileiros pedem para os estrangeiros não irem para o Brasil. Há milhares de vídeos feitos por brasileiros neste sentido: (
http://www.youtube.com/watch?v=0A-mFVEE7Ng)
- O governo brasileiro acaba de gastar 400milhões de Euros com compras de armas para a polícia e disse estar disposto a colocar o exército na rua para proteger a Copa contra os…. Brasileiros (???) Isso mesmo, o governo está ameaçando seu próprio povo.
- Há um movimento de alguns jogadores de futebol, liderado pelo ídolo do Lyon (França) Juninho Pernambucano, chamado “Bom Senso”, pedindo conscientização dos jogadores.
- Analisando os países sedes desde 1970, o número de mortes em estádios, nos 16 anos prévios a cada edição da Copa:
›México: (1970): 06 mortes;
›Alemanha (1974): 00 mortes;
›Argentina (1978): 04 mortes;
›Espanha (1982): 00 mortes;
›México (1986): 12 mortes;
›Itália (1990): 00 mortes;
›EUA (1994): 00 mortes;
›França (1998): 00 mortes;
›Japão (2002): 00 mortes;
›Coreia do Sul (2002): 00 mortes;
›Alemanha: (2006): 00 mortes;
›Africa do Sul: (2010): 17 mortes;
›Brasil: (2014): 234 mortes;
(
http://www.youtube.com/watch?v=8bn17OLPyOY)

OBRAS:

- O Brasil foi o país que teve mais tempo na história de todos os mundiais para prepará-lo: 7 anos, mas o Brasil é o mais atrasado.
- O Francês Jérome Valcke, secretário geral da FIFA criticou o Brasil pelos atrasos. O governo brasileiro disse que não conversaria mais com Jérome Valcke.
- A França teve apenas 3 anos, e finalizou as obras 1 ano e 2 meses antes.
- A África do Sul teve 5 anos, e terminou com 5 meses de antecedência.
- Há pouco mais de 3 meses da Copa, o Brasil ainda tem que fazer 15% do previsto.
- O custo do “Stade de France” foi de 280 milhões de Euros(o mais caro da França), uma vergonha se comparado ao “Olimpiastadium” sede da final da Copa da Alemanha em 2006, que consumiu menos de 140 milhões de Euros.
- Mas perto do Brasil isso não é nada. Cada estádio custa em média mais de 1/2 bilhão de Euros.
- E o dinheiro sai do bolso do Brasileiro. Tudo é financiado com recursos públicos. Na França tudo foi financiado com recursos privados.
- Mas o custo não é alto porque os trabalhadores recebem muito. Os trabalhadores recebem salários de fome.
- As empreiteiras é que ganham muito e há muita corrupção para os políticos.
- Não há segurança para os trabalhadores, acidentes e mortes são comuns. Na França o número de mortes nas construções foi 0(zero)
- Mesmo com os milhões a mais, os Estádios são ruins.
- Em 2007 o Brasil construiu um estádio para o Panamericano do Rio e homenageou quem???? Um diretor da FIFA, um brasileiro, corrupto para variar: João Havelange! No Brasil corruptos recebem homenagens.
- O estádio era tão ruim que não durou nem 6 anos. Isso mesmo, 6 anos….
- Hoje o estádio está interditado e não recebe mais jogos. Detalhe: custou mais de 150 milhões de Euros(mais do que o Estádio do Olympic de Marseille), e hoje serve de ninho para pombos.
- Na França, os Estádios são multi-uso, servem para competições olímpicas, jogos de Rugby, e são centro de lazer, com lojas e restaurantes e estacionamento nos outros dias da semana. No Brasil são usados só para jogos.
- Em Brasília estão construindo um Estádio para 68.000 pessoas, sendo que o time local está na quarta divisão do campeonato brasileiro e tem média de público de 600 pagantes. Tudo com financiamento público.
- Em São Paulo há 2 estádios, Morumbi e Pacaembú, ao invés de reformá-los, construíram um 3o. estádio, Itaquerão, 23km do centro da cidade e sem metrô até lá.
- O ex-presidente Lula, torcedor do Corinthians, empenhou-se pessoalmente para que construíssem este estádio em vez de reformar um dos outros 2 já existentes.
- Exceto seus correligionários, ninguém acredita que Lula foi movido por amor ao “Timão” .
- Lula é amigo íntimo de Marcelo Bahia, Diretor da Odebrecht, vencedora da licitação. Um reforma custaria menos de 100 milhões de Euros, um novo estádio tinha previsão de custo inicial de 300 milhões de Euros (mas já passou de 500 milhões) um dos mais caros da história da humanidade. Lula e Marcelo são constantemente vistos em caríssimos restaurantes de Paris, tomando bons vinhos franceses. Lula, claro, se declara socialista.
- Este estádio é igualmente ruim, alagamento, péssima infraestrutura, e antes mesmo de inaugurar já caiu, matando funcionários. (
http://oglobo.globo.com/esportes/video-mostra-momento-do-acidente-no-itaquerao-10911765)

TRANSPORTES:

- A atual presidente Dilma Rousseff garantiu que faria um trem-bala, nos moldes do TGV Francês, que ligaria 4 cidades-sede: SP-RJ-BH-Brasilia. A promessa está gravada em redes sociais. (
http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,governo-garante-trem-bala-pronto-ate-a-copa-de-2014,381839,0.htm)
- Em 2009 foram aprovados 13 bilhões de Euros no PAC, uma soma gigantesca de dinheiro, suficiente para construir um TGV de Paris a Cabul no Afeganistão. Nunca se viu um orçamento tão alto.
- Mas o dinheiro desapareceu e nem um único centímetro do TGV brasileiro foi construído.
- Nenhum brasileiro cobra da Dilma a responsabilidade sobre a promessa do trem bala.
- Nenhuma das cidades-sede tem metrô até o Aeroporto.
- O taxis são caríssimos e os taxistas fazem trajetos mais longos com os estrangeiros que não conhecem a cidade.
- Aprenda Português pois os Taxistas não falam nem espanhol, francês não existe. Inglês nem pensar???
- Para os taxistas não há cursos de inglês financiados pelo governo, mas para as prostitutas sim. Parece piada, mas é verdade: (
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/01/1211528-prostitutas-de-bh-tem-aulas-gratis-de-ingles-para-se-preparar-para-a-copa.shtml)
- É assim que o Brasil está se preparando para receber os turistas, ensinando inglês para as prostitutas. Pergunte se há um programa assim para policiais???
- Metrôs não funcionam bem, não cobre nem 10% das cidades ou simplesmente não existem.
- Os ônibus são precários, com muitos atrasos.
- O sistema de ônibus é complicadíssimo e ineficiente.
- Diariamente os ônibus são atacados por gangues que lhes ateiam fogo sob ordem de criminosos ou simplesmente para protestar.
- Às vezes não dá tempo do passageiro sair correndo e morre carbonizado.
- Ninguém é preso, mas as autoridades dizem: “estamos investigando…”
- O aeroporto da Megalópolis São Paulo tem uma capacidade de receber vôos inferior ao Aeroporto da pequena cidade de Orly, no interior da França.
- Os preços de passagens de aviões dispararam. Por um trajeto de 400km chegam a cobrar 1.000Euros durante a copa.
- Como o Brasil não tem infraestrutura, não aproveitará a alta demanda, devendo permitir que empresas aéreas estrangeiras atuem durante a Copa, o lucro virá para a Europa ou os EUA.
- Aluguel de carros é caríssimo, e, como disse um ex-presidente brasileiro, Fernando Collor, também afastado por corrupção, os carros brasileiros são carroças, sem os principais itens de segurança.
- Muito cuidado ao dirigir, o trânsito é uma selvageria. Sinalização, quando existe, é exclusivamente em português.
- Ônibus lotados a toda velocidade, dividem faixas com carroças, mendigos que puxam carros de ferro-velho, motoqueiros cruzando faixas sem sinalizar, pessoas xingando, engarrafamentos de horas. Em São Paulo chega a passar de 300km de engarrafamento, dentro da cidade, o maior da humanidade.
- Faixa de pedestre não serve para nada, não espere que os carros parem. Atropelam, matam e fogem.
- Não tente andar de bicicleta, será atropelado ou roubado.
- As estradas estão caindo aos pedaços, sem sinalização e o número de mortes em acidentes de trânsito em 2008 foi de 57.166, na França, 399, ou seja, quase 15.000% a mais de mortes, e levando em conta que no Brasil não há acidentes por neve ou gelo na pista.
- Apesar do Brasil ser autossuficiente em petróleo e estar do lado de países da OPEP, como Venezuela e Equador, a gasolina uma das mais caras do mundo, e de péssima qualidade, misturada com etanol e solvente de borracha, não há fiscalização nos postos.
- Mas o Brasileiro defende o monopólio do petróleo. É o único país do mundo onde os consumidores acham que o monopólio é bom para o consumidor, e não para o monopolista.
- Não existe transporte fluvial, apesar de ser o país com mais rios no mundo. O Brasil deveria investir em barcos, todo ano as cidades alagam. (
http://www.youtube.com/watch?v=aNHnPUcZOFA)
- As autoridades dizem que foram pegas de surpresa!
- Não há transporte por trens.

SAÚDE:

- Reze para não ter problemas de saúde enquanto estiver alí.
- Vacina contra febre amarela é recomendada.
- Use repelentes, no Brasil ainda há pessoas morrendo com dengue, malária ou doença de chagas, já erradicadas na França no século XVIII.
- Faça um seguro de saúde privado antes de ir ao Brasil.
- Médicos privados cobram mais de 100Eurs por consultas de 20minutos.
- Os hospitais públicos são péssimos, comparáveis a zonas de guerra. (
http://www.youtube.com/watch?v=cE9znkKV--k)
- Nos últimos 10 anos o número de leitos em hospitais públicos caiu 15%. (
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/em-11-anos-taxa-de-leitos-hospitalares-caiu-15-no-brasil-o-bravateiro-no-entanto-dava-licoes-a-obama-vinda-de-cubanos-serve-para-demonizar-medicos-brasileiros-e-e-projeto-ideologico-dos-paises-do/)
- O Brasil precisa importar médicos de Cuba, já que não tem competência para formar médicos no próprio país. Acredite: Há um programa governamental para isso.
- O Brasil gasta apenas 4% do seu PIB com saúde, e 12% com pagamentos de funcionários públicos. Nos últimos anos o gasto com funcionários cresceu, e com saúde encolheu.
- A França gasta 12% com saúde e 4% com funcionalismo.
- Resultado: Brasil é 72. entre 100 países pesquisados pela OMS, a França 7.
- O craque Zinédine Zidane já era mal visto no Brasil, por ser responsável direto por 2 derrotas humilhantes da “canarinha” em mundiais. Ao saber que o Brasil sediaria a Copa, Zidane afirmou que o Brasil tinha outras prioridades, como a saúde, não os Estádios.
- Ronaldinho Fenômeno rebateu a frase dizendo que “não se faz copa com hospitais”. (
http://www.youtube.com/watch?v=uRRoXJQf8f0)
- A frase de Ronaldinho Fenômeno virou hit no Twitter e record e visualizações no youtube.
- O Pelé pediu para os Brasileiros esquecerem os problemas e curtirem a Copa.

HOSPEDAGEM:

- Paris é a cidade mais visitada do mundo, com quase 20 milhões de turistas / ano. São Paulo é menos visitada que a pequena Benidorm na Espanha, ou que a cinza Varsóvia, na Polônia ou a poluída Chenzen na China.
- São Paulo perde para Buenos Aires, Cuzco e outras cidades Sulamericanas.
- Nem no Brasil é a mais visitada. Ninguém faz turismo em São Paulo.
- Amarga o posto 68 na lista das mais visitadas do mundo.
- No entanto, um hotel em São Paulo custa em média 40% mais do que se hospedar em um equivalente hotel em Paris.
- Na época da Copa, um hotel de baixa qualidade em São Paulo chega a pedir 800Euros por noite.
- Os brasileiros não tem hábito de intercambiar casas, alugar sofás ou hospedar pessoas por sites em internet.
- Leve adaptador de tomada. O Brasil adotou um sistema que só existe no Brasil, e muda a cada 4 ou 5 anos, gerando milhões para algumas empresas.

TELECOMUNICAÇÕES:

- Minuto de celular mais caro do mundo. (
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/10/1352956-minuto-do-celular-no-brasil-e-o-mais-caro-do-mundo.shtml)
- O sinal é péssimo, um dos piores do mundo.
- 4G não existe na maioria das cidades.
- A internet é horrível e caríssima. Para o Brasil chegar aos níveis do Iraque deveria dobrar o investimento em banda larga. (
http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/conexao-de-internet-no-brasil-e-mais-lenta-que-no-iraque-e-cazaquistao
)

SEGURANÇA:

- Se você não gostou do que leu até agora, o pior está aqui.
- No Brasil há mais assassinatos que na Palestina, no Afeganistão, Síria e no Iraque JUNTOS.
- No Brasil há mais assassinatos que em toda a AMÉRICA DO NORTE + EUROPA + JAPÃO + OCEANIA.
- A guerra do Vietnã matou 50.000 pessoas em 7 anos. No Brasil se mata a mesma quantidade em um ano.
- Ano passado foram 50.177 segundo o governo, segundo a ONGs superam 63.000 mortes.
- Todo brasileiro conhece alguém que foi assassinado.
- 1% dos casos resultam em prisão.
- Este 1% não chega a cumprir 1/6 da pena, e é beneficiado por vantagens que se dão aos criminosos.
- As prisões parecem masmorras e não recuperam.
- Rebeliões com dezenas de mortos, pessoas decapitadas, esquartejadas são frequentes.
- Recomenda-se levar uma pequenas quantidade de dinheiro para caso de assaltos. É comum assassinarem as pessoas que nada tem para o assalto.
- Não leve o cartão consigo, você pode ser vítima de uma espécie de sequestro que só tem no Brasil: “Sequestro Relâmpago”.
- Não use relógios, máquinas fotográficas, celulares, pulseiras, brincos, colares, anéis, bolsas caras, bonés caros, óculos caros, tênis caro, etc… vista-se da forma mais simples possível.
- Se for assaltado, não reaja.
- Não ande pelas ruas após as 22hs.
- Caixas eletrônicos não funcionam após as 22h30, devido aos assaltos. Os políticos, no lugar de aumentar a segurança, tiveram a brilhante idéia de proibir o cidadão de bem de tirar dinheiro do caixa.
- Os bancos fecham as 15hs.
- Só faça câmbio em bancos ou casas autorizadas. Existe uma grande quantidade de moeda falsa e estrangeiros são alvo fácil.
- Policiais são monoglotas. Aprenda frases como: “Eu fui assaltado”; “preciso de ajuda”, “estou ferido”, “sou francês, leve-me ao consulado por favor”
- Há falsas blitz para assaltar pessoas.

CONCLUSÃO:
- O que falta no Brasil é educação. Os números são assustadores, mesmo quando comparados com seus vizinhos sulamericanos.
- O Brasil tem uma porcentagem de universitários menor que o Paraguai;
- Apenas 3% dos Brasileiros são bilingues.
- A Argentina tem 5 prêmios Nobel, a Colombia 3, o Chile 3, a Venezuela 1, a Colombia 4, o Brasil??? Zero!
- Entre as 300 melhores Universidades do mundo, não tem nenhuma Universidade Brasileira.
- O país tem 9% de analfabetos;
- No Brasil há 33.000.000 de analfabetos funcionais.
- Ano passado surgiram 300.000 novos analfabetos.
- No ranking da ONU de 2012 o Brasil, que já estava mal colocado, caiu mais 3 posições, e hoje é o número 88 no mundo. (A França é 5.)
- O Brasil fica atrás de Belize, Ilhas Fiji, Tchad, Azerbaijão, Ilhas Maurícios, Uzbequistão, Mongólia, Paraguai, Trinidad e Tobago, Belarus, Tijiquistão, Botswana, São Tomé e Príncipe, Namíbia, Santa Lúcia, Moldavia…. até atrás da Palestina em guerra, o Brasil conseguiu ficar.
- UMA VERGONHA INTERNACIONAL mas o brasileiro está muito feliz de ser pentacampeão de futebol.

Nos corredores da FIFA já se admite que foi o maior erro da história da Instituição eleger o Brasil como sede. O que se fala é que os dirigentes deveriam ter ouvido o grande Estadista Francês Charles de Gaulle, quando disse:

“O Brasil não é um país sério”