quinta-feira, 7 de abril de 2011




O naipe de Copas está relacionado com o mundo dos sentimentos e das experiências, nos seus mais amplos sentidos. Assim sendo, Copas tem a ver com as demonstrações das emoções, dando-lhes forma e uma escala de intensidade. Simboliza a suscetibilidade, a fantasia, os sonhos e tudo o que é irracional, de forma geral. Em seus aspectos positivos, as cartas do naipe de Copas (Elemento Água) nos trazem uma sensação de paz e de satisfação. Entretanto, quando mal dignificadas, elas nos remetem a expectativas irreais e fantasiosas, caprichos, etc.

A Rainha de Copas simboliza pessoas cujo caráter está atrelado à fidelidade, dedicação, amorosidade, estreitos laços familiares, amor incondicional além de uma grande imaginação. Ela representa o arquétipo da esposa perfeita e da mãe dedicada. Ela se interessa, de maneira maternal, por todos os que atravessam o seu caminho, aos quais acolhe e cobre de cuidados. Apesar de ser, aparentemente, uma sonhadora (Copas), é uma pessoa consciente de seus deveres e obrigações (Rainha) e conhece bem os ciclos e as alternâncias que a vida nos proporciona. Ela consegue ser tão interessada, preocupada com as demais pessoas que pode incorrer no fato de ser considerada uma intrometida, aquele tipo de pessoa que, ainda que com as melhores intenções, ultrapassa os limites da sua benéfica e, muitas vezes, não solicitada atuação. Esse talvez seja o grande problema que as Rainhas de Copas precisam aprender a evitar: não sufocar a quem ajuda com um excesso de assistência. Ela precisa aprender a essência daquele ditado que diz que mais importante do que dar o peixe, é ensinar a pescar.

Essa Rainha vivencia um relacionamento maduro com as profundezas da sua alma, seus sentimentos, sua intuição, seu lado irracional, sem expressar isso de forma imprevisível ou caprichosa. Ela sabe o que quer porque ela compreende essas forças inconscientes, portanto reage com grande emoção, harmonizando-se com o mundo exterior. O lado calmo de Copas, e o fato que as Rainhas pertencem ao pólo yin (negativo), favorece a Rainha de Copas com uma personalidade introvertida, calma, quase abstraída, o que pode, muitas vezes, dar a impressão de ser bastante passiva. Mas isso lhe é importante na preservação de seu próprio espaço e desenvolvimento de suas energias. Pelo fato dela estar sempre em contato com os seus sentimentos, ela, como Rainha que é, percebe o que os seus “súditos” necessitam e, assim sendo, torna-se uma força unificadora, estimuladora e, até mesmo, espiritual.

Numa leitura de tarot, dependendo da questão proposta pelo Consultante e da localização dessa carta no esquema do jogo, bem como das demais cartas que a acompanham, a Rainha de Copas pode simbolizar o fato de que é chegado um tempo do Consultante (ou da pessoa a quem essa carta representa no jogo) interessar-se mais pelos demais e pela humanidade em geral, auxiliando-os a sentirem-se seguros emocionalmente. Simboliza, também, devido à sua conexão com a carta da Sacerdotisa (Arcano Maior II), que a sua intuição está bastante ativa e inspirada. Que o Consultante (ou quem a carta represente) parece aos demais um pouco misterioso porém accessível. Como as Rainhas de cada naipe são aspectos formativos da Imperatriz (Arcano Maior III), o amor e a sensualidade são assuntos a serem considerados na leitura. Ela simboliza sua melhor amiga, uma mãe maravilhosa, uma grande e talentosa amante, plena de fantasias sexuais. Ela também pode se referir a alguém com qualidades psíquicas bastante desenvolvidas porém manifestadas muito discretamente. Essa carta fala de pessoas que são solidárias, prestimosas, corretas, sábias, artisticamente talentosas e boas.

Seu aspecto “sombra” pode ser percebido através de atos de maldade, de falsidade de instabilidade, de sedução, de imoralidade, infidelidade, intrometimento, egocentrismo, agressividade, perversidade. É maníaca, mentirosa, a “outra”, altamente dissimulada, a mãe dominadora, a tirana. São pessoas que alternam seus humores entre a calma, a quietude e a histeria. Alguém em quem não se deve e nem se pode confiar.

Fonte: http://alextarologo.livejournal.com/27269.html

Nenhum comentário: