A TRADIÇÃO INTERIOR DOS KAHUNAS DAS ILHAS DO PACIFICO DE ONDE SE ORIGINOU O HOPONOPO
A filosofia kahuna pode ser agrupada em quatro enunciados, cada qual representado por uma única palavra-chave em havaiano:
1) “Você cria sua própria realidade” (Ike) – isto quer dizer sua experiência pessoal da realidade, todas as partes dela. Você a cria através de suas crenças, expectativas, atitudes, desejos, medos, julgamentos, interpretações, sentimentos, intenções e pensamentos consistentes ou persistentes.
2) “Você tem aquilo no qual você se concentra” (Makia) – os pensamentos e sentimentos nos quais você insiste ou permanece, em total consciência ou não, formam o projeto que traz para sua vida a experiência equivalente mais próxima disponível daqueles mesmos pensamentos e sentimentos.
3) “Você é ilimitado” (Kala) – não há fronteiras para sua mente, nem fronteiras entre você e seu corpo, você e seu mundo, ou você e Deus. Qualquer divisão usada para discussão é em termos de função e/ou conveniência, porque separação é somente uma ilusão útil.
4) “Seu momento de poder é agora (Manawa) – você não está limitado por qualquer experiência do passado ou qualquer percepção do futuro, pois o passado é somente uma memória e o futuro é meramente uma possibilidade. Você tem o poder no momento presente de mudar crenças limitantes e conscientemente plantar as sementes de um futuro à sua escolha. Como você pode mudar sua mente, você pode mudar sua experiência.