sábado, 7 de agosto de 2021

Sagrada Família.

 




Um pouco sobre a educação no distrito de

 Sagrada Família em Alfredo Chaves:

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Sagrada Família”, localizada à Rua Agostinho Bruschi, s/no, distrito de Sagrada Família, comunidade do interior da Cidade de Alfredo Chaves/ES.

A escola foi fundada de fato e direito no ano de 1979 e recebeu este nome em homenagem à padroeira local. A escola tem como missão tornar o aluno um parceiro na construção do conhecimento, formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade.

Um pouco sobre a nossa história:

De acordo com os relatos feitos por antigos moradores, a origem do nome da escola deu-se na época da colonização, onde imigrantes Italianos desembarcavam de navios no município de Anchieta/ES, pegavam outras embarcações que se deslocavam através do Rio Benevente até chegar a Alfredo Chaves.

A educação em Sagrada Família começou com imigrantes italianos, que aqui chegaram por volta de 1874 a 1876.

Os colonos estabelecidos nestas terras, descendentes de humildes camponeses pouca cultura trouxeram, pois, a maioria deles era analfabeta. Não encontraram escolas para educar seus filhos, aproveitaram, no entanto, os que tinham certo conhecimento para em horas noturnas ensinarem-lhes. Neste sentido vemos em primeiro lugar o Senhor Janduia a dar aulas noturnas.

Em 1894, o Senhor Orestes Bissoli a dar aulas particulares, à noite, aos filhos dos colonos imigrantes. No ano de 1910 ele foi nomeado professor público.

Em 1921, decidiu construir uma casa onde pudesse funcionar a escola pública, com algumas reservas, pois esta casa funcionaria também com os serviços da Comunidade Religiosa.

Em 1934, Máximo Costa funda uma escola noturna particular, só para rapazes, funcionando na casa da antiga venda do Senhor José Antônio Charbel, aproveitando do próprio balcão da venda, como mesa para os alunos. Da fundação desta escola originou-se a fundação de um grupo de teatro amador, liberado por Máximo Costa, com a finalidade de educar e animar a juventude. Com esta criação, a animação foi tão grande que, dois anos depois, o grupo construiu seu próprio palco.

Em 1948, O governador Carlos Monteiro Lindenberg constrói um grupo escolar, dando-lhe como patrono o nome de Jerônimo Bissoli, pelos seus nobres atos políticos realizados.

Em 28 de maio de 1965, a vila de Sagrada Família obteve do Governo Estadual a escola primária, denominada Escola Singular “Sagrada Família” pelo decreto de no 1.185. A escola era estadual e lecionava-se para as séries iniciais do ensino fundamental (1a a 4a séries). A escola comportava apenas uma sala de aula, uma cozinha e dois banheiros, possuía ainda, uma pequena casa para acolher a sua única professora.

Em 1970, muitos dos filhos de pais residentes em Sagrada Família e adjacências faziam seus estudos de ginásio em Alfredo Chaves. Diariamente faziam um percurso de 12 km. Para acabar com estes sacrifícios e beneficiar todos os alunos em idade de frequentar uma escola, a Fundação Cultural de Alfredo Chaves, pelo seu presidente Darcy de Paula Gaigher, funda a primeira escola dando-lhe o nome de “Ginásio Padre Antônio Charbel”.

Sobre os fatos e datas mencionadas neste documento: Nos anos de 1968 a 1973 não existe nenhum registro sobre a educação em Sagrada Família. Os dados foram apurados pelos depoimentos dos antigos e através de pesquisas realizadas nos livros:

·         Remembranças da Noninha – Máximo Costa;

·         Memórias de um Imigrante Italiano – Orestes Bissoli

Em 1979, pela Portaria 1116, de 10 de março, a escola de Sagrada Família foi transformada em escola de 1o grau, funcionando de 1a a 8a série. A partir dessa data os registros tornaram-se obrigatórios.

Em 1980, o Governo do Estado, decide construir uma nova escola, com mais salas de aulas no Grupo Escolar para atender a demanda dos alunos na região.

Primeiros professores: Orestes Bissoli, Cristina Salochi, Olga Giarnodoli, Maria Santos, Jandiara Gianordoli Costa, Ernestina Pereira Souza, Lucia Serrano Vereza, Senhorinha Queiroz, Alcys Loureiro Costa, Nair Matos, Clarinha Costa Guignoni, Hilda Gracelli Costa e outras que se sucederam até hoje.

A Associação comunitária desfruta de uma quadra esportiva, onde se pratica futebol de salão, voleibol e demais recreações. Fora do perímetro urbano tem um campo de futebol, e anexo, para seguir o costume de seus antepassados há também um campo de bochas.

Em 1999, a então escola foi demolida e, construído no mesmo local, a atual edificação para atender a demanda de estudantes.

No ano de 2005, a escola foi municipalizada pelo Resumo de Convênio no 185/2005 – portaria 067 – R de 03/08/2005, adquirindo assim, o CNJP no 03.208.264/0001-23 e INEP 32042400. A escola passa a ser responsabilidade do Município de Alfredo Chaves. A escola adquiriu o seguinte nome: EMEF “Sagrada Família”. Inicialmente a escola funcionava em dois turnos: 1a a 4a séria no turno matutino e da 5a a 8a série no turno vespertino.

Em 2008, em virtude das inovações tecnológicas e da Lei de Inclusão Social, a escola sofreu outras adaptações. Adquiriu um laboratório de informática e uma sala de AEE – Atendimento Educacional Especializado.

Na atualidade a escola funciona apenas no turno matutino, ministrando aulas do Ensino Fundamental I (1o ao 5o ano) e Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano)

Por: Lucileyma Carazza/agosto 2019