segunda-feira, 8 de abril de 2013

CONFUCIONISMO




AS RELIGIÕES DO MUNDO  - NOSSAS GRANDES TRADIÇÕES DE SABEDORIA
HUSTON SMITH
CONFUCIONISMO: (é o meu preferido!)

“Verdadeiro filósofo não será aquele que, mesmo não sendo reconhecido, jamais guarda ressentimento?

Não faça aos outros o que não queres que te façam.

Não me entristece que os outros não me conheçam. Entristece-me não conhecer os outros.

Não esperes resultados rápidos nem procures pequenas vantagens. Se buscares resultados rápidos, não alcançarás a meta final. Se te deixares desviar por pequenas vantagens, nunca realizarás grande feitos.

As pessoas mais nobres primeiro praticam o que pregam e depois pregam de acordo com a sua prática. Se quando olhas dentro do teu coração nada vês de errado, por que te preocupas? O que há para temeres?

Quando conhecer uma coisa, reconhecer que tu a conheces; e quando não a conheces, saber que tu não sabes – isso é conhecimento.

Ir longe demais é tão mau quanto ficar aquém.

Quando vês um  homem digno, pensa quanto poderás emula-lo. Quando vês um homem desprezível, examina o teu próprio caráter.

Riqueza e posição, eis o que as pessoas desejam; mas se não as conseguirem da maneira correta, nunca as possuirão.

Sê bondoso com todos, mas íntimo apenas dos virtuosos.”

(...)

“Há muita violência na natureza; mas, em geral, essa violência ocorre entre as espécies e não dentro delas. Dentro das espécies, um gregarismo inato, mantém estável a vida.”

(...)

“Devemos amar os nossos inimigos, aqueles que nos causam mal?, Confúcio respondeu: de modo algum. Respondei ao ódio com a justiça e ao amor com a benevolência. Caso contrário, estareis desperdiçando vossa benevolência.”